Instruções do Exame

GRAM BACTERIOSCOPIA URINA

Instruções para paciente

Jejum não necessário.
PRIMEIRO JATO:
- Fazer a higienização da genitália com água e sabão neutro.
- Nas mulheres, lavar e secar sempre de frente para trás.
- Nos homens lavar retraindo o prepúcio para uma adequada limpeza do meato uretral.
- Colher somente o jato inicial (no máximo 10 mL)

JATO MÉDIO:
- A higienização da genitália é realizada com água e sabão neutro.
- Nas mulheres, lavar e secar sempre de frente para trás. Nos homens lavar retraindo o prepúcio para uma adequada limpeza do meato uretral.
- Desprezar o primeiro jato e, sem interromper a micção, colher o jato médio sem encostar o frasco de coleta na região genital.
- Abrir o frasco imediatamente antes da coleta.
- Não encher o frasco até a borda.
- Somente usar frascos novos e estéreis.

CRIANÇAS:
- Para o uso de coletor, o mesmo deve ser colocado após higienização adequada, e deverá ser trocado de 30 em 30 minutos, até que a criança urine.
- Repetir a higienização quando for trocar o coletor. Após a coleta, transferir a urina
imediatamente e para o frasco estéril.

Interpretação
Exame útil no diagnóstico rápido de algumas infecções, antes que se dê o crescimento bacteriano na cultura. Indicações: Teste rápido para o diagnóstico de agentes infecciosos em materiais coletados com swab, aspirados e exudatos, escarro, líquor ou outros fluidos orgânicos, urina (não é necessária centrifugação), biópsias ou fragmentos de tecidos, cultura em caldo e colônias obtidas de meios sólidos. Apesar da vantagem da rapidez em relação á cultura, tem baixa sensibilidade e resultados negativos não excluem a presença de microrganismos que podem crescer posteriormente na cultura. Interpretação clínica: As bactérias são caracterizadas com base no tamanho, morfologia, agrupamento e comportamento em relação aos corantes. Pesquisa de Trichomonas (coloração Giemsa), fungos, diplococos Gram-Negativos, bacilos Gram-Variáveis parasitando células epiteliais (clue cells) com morfologia de Gardnerella; relato da relação leucócitos/células epiteliais. Algumas bactérias isoladas habitualmente fazem parte da flora bacteriana do meato anterior da uretra. Por esta razão é muito importante observar os cuidados especiais na coleta da secreção.